Tempo de leitura: 5 minutos
O Atletismo é um conjunto de modalidades de Corrida, Lançamentos/Arremessos e Saltos, que descrevem os movimentos essenciais para a sobrevivência do ser humano primitivo, reconhecidas no Mundo inteiro como pioneiras para a construção da História do Esporte, e, sobretudo, para a evolução dos Jogos Olímpicos.
As Olimpíadas sempre prezaram pelo oferecimento de condições igualitárias de competição, buscando sempre oferecer uma definição do atleta mais forte, rápido e que ascende mais alto (“Citius, Altius, Fortius”), que fosse “justa”.
Neste sentido, já em tempos modernos, a Tecnologia surge como uma forma de garantir, uniformemente, a máxima Segurança, Performance e Durabilidade aos competidores. Aspecto que é ainda mais evidente para os Pisos Esportivos, como é o caso dos Revestimentos Sintéticos para Pista de Atletismo.
O órgão regulamentador máximo das competições oficiais internacionais de Atletismo é a World Athletics (Ex-IAAF). O mesmo estabelece rigorosas exigências a respeito das especificações técnicas requeridas para as Pistas de Atletismo, tendo em vista assegurar que os atletas treinem, aqueçam e compitam em condições equivalentes de absorção de impacto, coeficiente de deslizamento superficial, precisão das dimensões do percurso, entre outros, para que os resultados, e, por consequência, recordes sejam equivalentes, não apenas em uma mesma pista, mas entre todas as pistas oficiais em todos Mundo.
“A qualidade de nenhuma Pista é melhor do que da sua Base”
Já abordamos, em post anterior, as “3 Tecnologias Construtivas para Pistas de Atletismo”, mas é conhecimento corrente no mercado que, independente da técnica, ou qualidade, investida na aplicação do Revestimento Sintético da Pista, a sua segurança, performance, durabilidade e condições de isonomia de competição do mesmo, são profundamente afetadas pela metodologia e correta execução de sua Base.
Independentemente do tipo de pavimento escolhido, seja concreto ou asfalto, é imprescindível a atenção ao seu nivelamento, planicidade, caimento de 1% do perímetro externo para o central da Pista, garantindo o correto escoamento das águas pluviais coletadas por toda a sua extensa superfície (de mais de 6.275,50m², no padrão oficial), para as canaletas de drenagem do perímetro interno, dimensionadas de acordo com o índice históricos de chuvas específico da região, que devem, por sua vez, estar integradas aos drenos do Campo de Futebol, em “espinha de peixe”, por exemplo.
O Manual da World Athletics (Ex-IAAF) especifica tecnicamente todos os detalhamentos necessários para um adequado planejamento, implementação e dimensionamento de um projeto de Pista de Atletismo oficial, seja ela Classe 1, ou Classe 2, assim como suas várias Categorias Construtivas estabelecidas.
No presente artigo, no entanto, o foco são apenas as diferenças básicas entre as duas principais Tecnologias para a execução das Bases para Pistas de Atletismo Sintéticas:
Concreto ou Asfalto: como definir a Base de Pista ideal?
Partindo-se de uma locação da Pista, remoção da camada vegetal, levantamento topográfico do terreno, terraplenagem e compactação, a 95% do Proctor Normal, bem sucedidas, a escolha da melhor Base para a sua Pista, começa com a verificação da disponibilidade local de insumos e maquinários específicos para a execução, assim como das condições de acesso da obra, que serão aspectos fundamentais para a determinação da opção mais economicamente viável para o seu projeto. É necessário observar também se a Tecnologia Construtiva do material sintético da pista é compatível com o tipo de Base que está sendo previsto.
Contrapiso de Concreto
O uso do Concreto Armado como Base rígida é recomendado para as Pistas de Atletismo projetadas em ambientes com ausência de excessos de escoamento de águas de pluviais no perímetro externo, em terrenos que realmente apresentem estabilidade e compactação adequada, a 95% do Proctor Normal, do solo, isento de aterros, que possam ceder ao longo dos anos e trincar a base, prejudicando, consequentemente o piso sintético instalado em sobre esta, permitindo que se possa garantir o perfeito nivelamento da superfície de uso final, com o desenvolvimento de juntas em pontos estratégicos do percurso, régua vibratória e alisamento com acabadora helicoidal giratória, e o uso de fibra misturada à água, cimento aglomerante e agregados, para garantir maior resistência dimensional do pavimento.
Contrapiso de Asfalto
A utilização do Asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) como Base para Pistas de Atletismo é a melhor escolha para os projetos realizados em regiões e/ou ambientes livres de qualquer umidade ascendente, tendo em vista que, por não se tratar de um pavimento rígido, este sistema de contrapiso está mais suscetível a esforços solicitantes advindos do solo subjacente.
Existem inúmeras especificações, análises e ponderações que balizam a construção de Bases de Pistas de Atletismo, devendo ser sempre realizada, ou, pelo menos, supervisionada por empresas com experiência em projetos que atendam todos os padrões exigidos pela World Athletics (Ex-IAAF).
Saiba mais: Você conhece as 3 Tecnologias Construtivas para Pistas de Atletismo?
Pistas de Atletismo: RECOMA executa projetos certificados
A RECOMA está pronta para executar projetos diferenciados e superar as expectativas de todos os clientes. São mais de 40 anos de experiência e sucesso na construção de mais de 50 Pistas de Atletismo idealizadas com materiais de qualidade superior, aprovados pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para obter Certificação Classe 1 e 2 nas mais diversas regiões climáticas do Brasil.
Única empresa do mercado com maquinários e equipamentos próprios especializados, a RECOMA tem uma equipe técnica referência na execução de Pistas de Atletismo com os melhores contrapisos, tecnologias e metodologias construtivas. Com a RECOMA, o seu projeto esportivo é a nossa realidade.
Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em: http://www.recoma.com.br/
#pista #atletismo #pistadeatletismo #iaaf #world #athletics #certificacao #federacao #esportiva #internacional #normas #tecnicas #internacionais #seguranca #desempenho #durabilidade #inovacao #sustentabilidade #pisos #esportivos #borracha #epdm #sbr #poliuretano #pu #manta #emborrachada #atletas
Declaração de Autoria:
RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.