Tempo de leitura: 7 minutos
O Esporte é parte integrante de toda e qualquer cultura. Desde os movimentos corporais que permitiram a sobrevivência da raça humana em tempos primitivos, passando pelo uso dessas atividades como treinamento para finalidades bélicas e, posteriormente, para sua consolidação como prática competitiva, saudável, recreativa e lúdica.
Dos pequenos eventos locais até as grandes competições contemporâneas, que atraem milhões de torcedores, todas as suas expressões têm impacto social relevante no cotidiano das sociedades modernas.
Sendo assim, é natural atribuir importância à construção de boas superfícies e espaços para sua prática. Neste sentido, a missão da RECOMA, desde 1979, tem sido oferecer os recursos necessários para o desenvolvimento esportivo, em suas mais diversas manifestações, satisfazendo as necessidades de nossos clientes e, ultimamente, promovendo sua multiplicidade de benefícios ao bem comum.
Neste conteúdo, compartilhamos um pouco da história de 45 anos da RECOMA e falamos sobre nossa trajetória, baseada em desenvolver projetos esportivos de alta qualidade e formar campeões em todas as modalidades.
Sobre os 45 anos da RECOMA
Em 2024, a RECOMA completa 45 anos, sendo hoje a maior empresa especializada em Pisos, Infraestruturas e Construções Esportivas do Brasil. Posição que reflete uma longa história de aprimoramento, inovação e excelência. Desde os Pisos Esportivos Flutuantes de Madeira, de onde começamos, impulsionados pela preferência dos jogadores de Basquete, passamos a oferecer não apenas Pistas de Atletismo, mas também:
- Quadras Poliesportivas Sintéticas;
- Gramados Sintéticos para Futebol Profissional;
- Superfícies para Lutas;
- Pisos Para Academias e Playgrounds.
Ao longo dos anos desenvolvemos todo um portfólio de Infraestrturas e Construções Esportivas, voltadas para viabilizar e ampliar as possibilidades de prática e entretenimento, disponíveis aos atletas e ao público.
Além da extensa participação nos fornecimentos e instalações de Pisos e Infraestruturas do Jogos Olímpicos Rio 2016 e Panamericanos Rio 2007 e Lima 2019, nosso desejo de constantemente inovar, e de nos mantermos relevantes em um mercado dinâmico como o Esportivo, fez com que 85% do faturamento dos negócios fechados pela RECOMA nos último três anos sejam advindos de Novos Produtos.
Nessa lista de novos produtos estão projetos de Quadra e Piscinas Metálicas Portáteis, utilizadas em Grandes Eventos Esportivos Internacionais, e os Ginásios em Lona Tensionada, com tempo de execução significativamente menor e qualidade melhor do que os convencionais.
A evolução da RECOMA — dos pisos de madeira residenciais à referência em Pisos Esportivos
Em seus primeiros anos, a Recoma foi uma empresa especializada na produção de pisos de madeira para residências. Algo que se manteve pelos primeiros quatro anos, até o desenvolvimento de seu revolucionário sistema flutuante de amortecimento de impacto para quadras poliesportivas de madeira, em 1983. Com essa nova tecnologia, passamos a oferecer um piso diferenciado, voltado para Esportes com Bola Internos e Dança, Ginástica e Eventos Multiúso.
Alguns anos depois, em 1995, também fizemos a importação da nova tecnologia de Pisos Esportivos Sintéticos. Esse material de alta qualidade viabilizou a construção de quadras poliesportivas em ambientes externos, ampliando as modalidades atendidas e possibilidades de prática, tornando o Esporte acessível para mais pessoas.
A partir desses novos produtos, a RECOMA passou a ganhar mais destaque no mercado de Pisos Esportivos. Cada vez mais clientes, tanto pequenos quanto grandes, passaram a contar com nossa ajuda na montagem de suas quadras.
Expansão do portfólio e consolidação da RECOMA como construtora civil especializada
Apesar de já contar com um vasto portfólio de produtos para as mais diversas finalidades esportivas, a RECOMA começou a ser demandada por seus clientes para incluir itens de Infraestrutura Esportiva oficialmente em sua linha, em meados de 1999. Nesse ponto, a expertise e os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos anos foram fundamentais para propor as melhores soluções para os clientes, fazendo com que a empresa se consolidasse cada vez mais como uma referência neste setor.
O próximo passo nessa jornada foi a transformação da RECOMA em uma Construtora especializada em Empreendimentos Esportivos, o que ocorreu oficialmente por volta de 2004, durante as preparações para os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos no Rio de Janeiro, em 2007. Desde essa mudança, já realizamos vários grandes projetos com alto impacto no mundo dos esportes, como os Jogos Panamericano em Lima, no Peru, em 2019, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, em 2016.
RECOMA 45 anos — parcerias de sucesso e impacto no mercado esportivo
Claro, o caminho para promover o esporte em todo o Brasil não depende só de nós. Por isso a RECOMA está sempre em busca de parcerias estratégicas que possam ajudar a alcançar esse objetivo. É um esforço coletivo, que traz novas perspectivas para todos os envolvidos.
Além de ser o Piso Oficial das Confederações Brasileiras de Voleibol, Basquete, Handebol, Judô e Desporto Universitário, assim com da Federação Paulista de Atletismo, somos ainda Patrocinadores do Congresso Brasileiro de Clubes da FENACLUBES, da COB Expo e da Casa Brasil em Paris 2024. E temos três Medalhistas Olímpicos como Embaixadores de Marca, Maurren Maggi, do Salto Em Distância (Atletismo), Arthur Zanetti, da Ginástica Olímpica, e Rafael “Baby” Silva, do Judô, que estão sempre presentes, representando a RECOMA em eventos e ocasiões especiais.
Algumas das nossas mais recentes parcerias em 2024, que também tem grande potencial, é como fornecedora oficial de pisos de esportes olímpicos para o Flamengo, assim como do Corinthians. Mais uma prova de reconhecimento do mercado em nossa excelência e qualidade.
Iremos trabalhar na reforma do Ginásio Togo Soares, na Gávea, onde se encontram as categorias de base do vôlei do Flamengo, assim como na reforma de uma quadra feita por nós mesmos em 2014, no Parque São Jorge. Mais uma categoria de grande destaque no esporte nacional.
Inovações recentes e projetos de destaque na trajetória da RECOMA
Para promover o esporte, a RECOMA está sempre buscando se modernizar, trazer mais inovações para a Infraestrutura Esportiva em todos os níveis. Não apenas nas quadras ou no equipamento, mas em estádios, arquibancadas e tudo mais que faz parte dessa experiência coletiva.
Um outro bom exemplo disso foi a maior Arquibancada retrátil da América Latina, implementada pela empresa na Arena Carioca 1, para a Rio 2016, que ainda sedia grandes eventos, melhorando o aproveitamento do espaço com um altíssimo padrão de qualidade, conforto e segurança ao espectador.
Um dos nossos maiores orgulhos recentemente é a implementação dos ginásios de lona tensionada entre 2021 e 2024. Com essa estrutura, conseguimos revitalizar mais de 500 centros esportivos!
45 anos da RECOMA — legado e compromisso com o futuro
Nesses 45 anos de trabalho, a RECOMA atuou para trazer maior qualidade e excelência para a Infraestrutura Esportiva. E a nossa celebração este ano é apenas um lembrete para continuarmos inovando e progredindo em nosso objetivo.
Mais do que a tecnologia em si, pensamos sempre em como ela será utilizada, qual será seu impacto na prática do esporte e nas pessoas que o praticam. Nossa meta é criar um legado positivo para todos os atletas que estão chegando, além daqueles que já são parte desse mundo.
A chegada aos 45 anos é um bom momento para refletir sobre tudo que já alcançamos. Mas também para começar a pensar em tudo que ainda podemos fazer, tanto por conta própria quanto com nossos novos parceiros de mercado.O que está esperando? Entre em contato com a Recoma e vamos trabalhar juntos para promover o esporte!