Novas Tecnologias para Gramados Sintéticos: Shock-Pad, Infill e Pile Height Explorados

Tempo de leitura: 3 minutos

A evolução das práticas esportivas exige cada vez mais novas tecnologias para atender necessidades de Segurança e Conforto para os competidores, sem deixar de realçar os princípios de cada modalidade. Diversas práticas esportivas podem ser realizadas em Gramados Sintéticos, como acontece nas competições e treinamentos de Futebol. Diante da grande mobilidade dentro de campo e às exigências do Esporte, observamos o surgimento de novas tecnologias e o retorno de elementos técnicos fundamentais para garantir aos Gramados alta qualidade e confiabilidade.

Shock-Pad: amortecedor de impacto para Gramado Sintético

A manta de borracha SBR já foi muito utilizada para oferecer amortecimento de impacto, sendo instalada embaixo dos Gramados Sintéticos. Embora sua demanda tenha diminuído nas últimas décadas dando espaço à utilização de grânulos SBR dispersos sobre a Grama, hoje podemos observar um aumento na procura da estrutura Shock-Pad como forma de suprir necessidades de enchimento e reduzir a altura dos filamentos do Gramado Sintético. 

O uso da manta de borracha abaixo do Gramado Sintético é recomendado para absorver impactos, evitando lesões em caso de quedas e acidentes, protegendo jogadores de futebol amadores e profissionais. Essa estrutura flexível também pode ser utilizada para ampliar a Segurança embaixo de Gramados Sintéticos de altura menor, em playground e escolas.

Para sua instalação, o Shock-Pad passa por um processo de compactação para manter a densidade correta. O material de base pode ser contrapiso de concreto ou asfáltico, sendo a sua fixação feita com adesivo próprio. Sua utilização permite que a superfície do Gramado Sintético tenha aparência agradável, com sensação de maciez similar ao gramado natural. 

Infill: Enchimento dos Fios

Elemento fundamental para o projeto de instalação de Gramado Sintético, o Infill é um substrato usado para fazer o preenchimento entre os filamentos da grama. Ele auxilia na preservação do piso esportivo, mantendo as condições de jogo similares à Grama Natural. 

O Enchimento dos Fios pode ser feito de Borracha SBR Preta e Verde, EPDM Verde, TPE, Fibras Naturais (Cork), entre outros. O Espalhamento Uniforme e Compactação desse Infill in-loco, com equipamentos mecanizados, é fundamental para aumentar a Durabilidade da Grama Sintética, garantindo ótimas condições de prática do Futebol.

Pile Height: de 40 a 65 mm para Gramado Sintético Esportivos

As diferentes Especificações Técnicas de Altura ou “Espessura” do Gramado Sintético, quando acompanhadas das Tecnologias que vimos anteriormente como o Infill e o Shock-Pad, tem papel importante para garantir não apenas a Segurança e Absorção de Impacto, mas também para manter os fios, sejam eles Monofilamento, ou Fibrilados, como vimos em “Qual a diferença entre Grama Sintética Fibrilada e Monofilamento para a prática do Futebol?”, “de pé” e oferecer Condições de Performance de Jogo equivalentes às da Grama Natural, como vimos em “Entenda as diferenças entre Gramados Naturais e Sintéticos para a prática do Futebol”, o que também contribui para sua Durabilidade, tendo em vista que fios abaixados são mais suscetíveis ao contato e abrasão com os cravos de sapatilha dos jogadores.

Pensou NOVAS tecnologias de Gramados Sintéticos? Pensou em RECOMA!

Conheça nossos Diferenciais Técnicos na Qualidade do Produto Importado, Prestação de Serviços de Mão de Obra de Instalação Própria e Maquinário exclusivo no Brasil. Com as NOVAS Tecnologias RECOMA, seu Projeto de Gramado Sintético vai marcar um golaço na Eficiência, Segurança, Durabilidade, Performance, Conforto e Sustentabilidade.

Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em: http://www.recoma.com.br/

Declaração de Autoria:

RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.

Comentários