Tempo de leitura: 3 minutos
As quadras esportivas são utilizadas para a prática, amadora ou profissional, de diferentes modalidades: handebol, vôlei, tênis, basquete, entre outras. E para garantir a segurança e o bom desempenho dos atletas, é fundamental escolher o melhor material para a confecção dos pisos. Neste contexto, concreto, PVC ou madeira, qual a melhor opção?
O desempenho e a segurança de atletas, amadores e profissionais, que praticam diferentes modalidades depende, entre outros fatores, da qualidade do piso utilizado na quadra. Por esse motivo, uma das etapas mais importantes no planejamento de uma quadra poliesportiva é, sem sombra de dúvidas, a escolha do material mais adequado para o piso.
Entre as opções, concreto, PVC ou madeira fazem sucesso. Cada uma oferece vantagens e benefícios que compensam a utilização. E para escolher a melhor, é preciso conhecê-las.
O piso de concreto talvez seja um dos mais comuns. Isso acontece, basicamente, porque sua aplicação nas quadras é realizada através de um método de execução simples e econômico, mas a superfície do piso deve ser tratada com materiais de alta qualidade.
A qualidade do tratamento aplicado, incluindo impermeabilização e aplicação de juntas de dilatação, por exemplo, no piso de concreto para quadra poliesportiva, é fundamental para garantir a durabilidade do piso e também baixa necessidade de manutenção. No entanto, é um piso mais duro, o que pode prejudicar o desempenho e a segurança dos atletas.
Os pisos do tipo PVC (policloreto de vinil) são bonitos, resistentes, fáceis de instalar, demandam baixa manutenção e trazem conforto térmico ao ambiente. Por esse motivo, também fazem muito sucesso na construção de quadras poliesportivas.
É o caso do Limonta Sport Pro e do Limonta Supersport SL, revestimentos sintéticos flexíveis importados da Itália que podem ser encontrados em diversas cores e são opções ideais para ginásios poliesportivos cobertos e fechados nas laterais. Os produtos são aprovado pelas normas técnicas EN 14904, ISO 9001, ISO 14001 e American Society for Testing and Materials (ASTM) e certificados por Federações Esportivas Internacionais, como FIBA, IHF e ITF, entre outras.
O piso de madeira é um clássico porque o material oferece bom amortecimento. Atualmente, com a aplicação de amortecedores de borracha flexível para impacto, que isola a madeira do solo (piso esportivo flutuante de madeira), já pode ser utilizado na prática de várias modalidades (squash, vôlei, ginástica, basquete, handebol, futsal).
Aprovados por federações esportivas internacionais, como FIFA Futsal, FIBA, FIVB e IHF, CBDU e CBB, entre outras, Recomaflex Premium®, Recomaflex Mobile®, Recomaflex Stage®, Connor Sports Quicklock e Junckers Sports Portable A3 são opções de pisos de madeira fornecidos pela RECOMA para quadras poliesportivas.
Um bom fornecedor de pisos para quadras poliesportivas certamente poderá orientá-lo na escolha do melhor material para o seu projeto, indicando ou um produto de alta qualidade.
Há mais de 40 anos a RECOMA fornece as melhores opções em Pisos Esportivos, Infraestruturas e Construções Esportivas do Brasil. Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em nosso site: www.recoma.com.br
Declaração de Autoria:
RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.
Descubra os destaques da COB Expo 2024, incluindo as modalidades esportivas, inovações em infraestrutura e a famosa Quadra Poliesportiva Flutuante…
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 começaram e prometem ser os mais acessíveis e inclusivos da história. Entenda a importância desse…
Saiba como a RECOMA participará da Casa Brasil nas Olimpíadas e conheça os Pisos Esportivos de Paris que são comercializados…
A RECOMA está celebrando 45 anos. Conheça a trajetória da empresa, que é referência para o mercado em projetos de…
O Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco de um grande espetáculo no último final de semana (15 e…
A busca pela excelência no esporte brasileiro acaba de alcançar um novo patamar com a reinauguração da pista de atletismo…