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As competições de Ciclismo de Pista são realizadas em Velódromos, com a utilização de Bicicletas com Rodas Fechadas, na ausência de Vento, e com Frenagem através da rotação dos pedais. A modalidade esportiva faz parte do programa dos Jogos Olímpicos, com os ciclistas disputando voltas em alta velocidade com percurso altamente competitivo.
O Velódromo é desenvolvido em formato oval com inclinação para auxiliar os atletas a manterem altas velocidades durante todo o percurso. Geralmente, a Pista possui uma extensão de 250 metros, com três linhas coloridas demarcadas na superfície para identificar as faixas de competição, design ovalado padrão para pistas de Ciclismo (standard oval Cycling track), composta por duas retas e duas curvas circulares de 180 graus, com transição gradual em alívio de curvatura espiralado (easement spiral curvature) e superelevação inclinada (banked superelevation), garantindo a manutenção da velocidade e trajetórias ideais do ciclista, onde a resultante líquida (net force) da força centrífuga e da gravidade possui uma angulação que atravessa a bicicleta de maneira perpendicular à superfície de rodagem, conforme as normas técnicas da Federação de Ciclismo Internacional (UCI – Union Cycliste Internationale).
O principal fator que diferencia a qualidade dos Velódromos, sem dúvida, é a escolha do material para a Superfície da Pista. O piso do Velódromo pode ser desenvolvido em cimento, asfalto e madeira, sendo este último o material mais qualificado para provas de alta performance, como acontece nas Olimpíadas. Madeiras de pinheiro siberiano ou pinho de riga são consideradas de alta qualidade para pistas de velódromos ao redor do mundo.
Uma das grandes preocupações para os projetos de Velódromos cobertos em Madeira é a manutenção das condições de umidade do ar, tendo-se em vista que trata-se de um material higroscópico, ou seja, que absorve e libera umidade com facilidade, podendo ocasionar problemas em caso de grandes variações.
O espaço entre a linha preta e a linha vermelha corresponde ao menor trecho do circuito, chamado de área de sprinter. Nas provas de pista, a área da linha preta fica na parte interna para demarcar o limite mínimo do espaço. As medidas da pista são feitas através dessa demarcação de linhas, sendo que o atleta não pode pedalar à esquerda das linhas (lado interno), caso isso aconteça, significa que o ciclista está disputando numa distância reduzida em comparação aos outros competidores.
A demarcação da linha azul indica o espaço de rolagem e aquecimento dos ciclistas, área destinada para o lançamento dos ciclistas para as provas no velódromo. Há também um espaço plano na parte interna da pista, chamado de Área de Segurança, onde é necessário manter o local livre de obstáculos, pois sua função no velódromo é funcionar como um ambiente de escape quando ocorrem acidentes durante as provas.
Com extensão entre 200 e 333 metros de comprimento, a Pista de Ciclismo pode atingir 7 metros de largura, desenvolvida em piso de madeira com alta qualidade e ripas resistentes para provas de alta velocidade. Para os Velódromos com a extensão de 250 metros, por exemplo, é possível acontecer provas com até 24 ciclistas. Nas superfícies com 220 e 333 metros, cerca de 20 e 36 atletas podem competir, respectivamente.
Para a instalação da pista oval de Madeira, por exemplo, é importante que a equipe técnica responsável avalie o espaçamento milimétrico entre as lâminas, colocadas uma sobre a outra. Já nas competições oficiais, as federações e comitês esportivos exigem a presença de profissional especializado para ajustar a pista de madeira em casos de rompimento das ripas. Em algumas situações, é necessário aplicar na pista prejudicada um micropolimento indicado para o material da superfície do Velódromo.
As principais Competições Oficiais e os Jogos Olímpicos contam com a Pista Oval produzida em Madeira de Lei com Qualidade Superior, com os da Rio 2016, atendendo aos mais altos padrões e requisitos de Segurança. No entanto, há Velódromos construídos com Pistas Ovais de Concreto Armado, garantindo maior Durabilidade e podendo ser aplicados em ambientes a céu aberto, como o que a RECOMA concluiu em 2009, na Vila Olímpica de Maringá – PR, que é utilizado até hoje no Treinamento da Seleção Brasileira de Ciclismo.
Com mais de 40 anos de experiência e referência no desenvolvimento de soluções esportivas para os nossos clientes, seguindo normas de regulamentação e especificações técnicas de federações internacionais, a RECOMA possui equipe de Engenharia e Arquitetura responsável pelo Planejamento e Construção de Projetos para grandes Centros de Treinamento e Competições Nacionais e Internacionais.
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