Tempo de leitura: 4 minutos
A Ginástica Olímpica é uma modalidade esportiva que combina a beleza dos movimentos corporais com a força e a precisão do domínio do corpo. Ela consiste em um conjunto de exercícios sistematizados, realizados com objetivos de Competição, separados em duas Categorias, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica, que possuem necessidades únicas e exigem Equipamentos específicos para que os ginastas possam disputar suas provas de alto nível, com o máximo de Segurança, Desempenho, Conforto e Durabilidade.
Independente da Categoria, a Ginástica Olímpica exige Força, Precisão, Agilidade, Flexibilidade, Coordenação e Equilíbrio em seus Movimentos. Portanto, seus Equipamentos devem ser desenvolvidos para garantir máxima eficiência de rotações do corpo e proteção para os atletas durante os exercícios de Treinamento, e sendo Certificados e Homologados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para Performances Oficiais.
A Ginástica Artística (GA) é um esporte que combina movimentos no solo, saltos e exercícios em vários aparelhos. Para realizar as provas dessa modalidade, os ginastas buscam a perfeição dos movimentos. O foco é manter o equilíbrio para realizar uma série de movimentos numa sequência pré-determinada.
Para a atividade no aparelho, os ginastas utilizam uma tala específica nas mãos para fazer os movimentos com apoio e segurança. As categorias feminina e masculina possuem Equipamentos distintos, e para os que exigem força para se manter apoiado, os atletas usam pó de magnésio nas mãos para evitar acidentes.
A prova tem a duração de 70 segundos na categoria masculina e 90 segundos na feminina. A disputa é realizada numa superfície de 12 metros de comprimento x 12 metros de largura. Durante a prova, os ginastas fazem uma coreografia com vários elementos e níveis de dificuldade, sendo avaliados por uma tabela da FIG.
Para esta prova, os ginastas fazem uma corrida de 25 metros numa Pista de Tumbling até um Pequeno Trampolim. Assim, apoiam-se nas duas mãos na mesa de salto para alcançar o impulso necessário e fazer seu movimento com diferentes rotações do corpo no ar. O Equipamento possui dimensões de 1,2m de comprimento, 95 cm de largura e 1,35m de altura. A categoria feminina tem 1,25m de comprimento.
O aparelho chamado de cavalo possui 1,15m de altura e alças dispostas paralelamente com a distância entre elas de 40 a 50 cm. Os ginastas fazem rotações com o uso de força dos braços para manter o equilíbrio.
O aparelho fica a 2,80m do chão, com o ginasta apoiado em argolas de 18cm de diâmetro suspensas por um cabo.
A ginasta executa uma série de movimentos sobre uma trave com 10 cm de largura e 5m de comprimento. O equipamento é revestido com material para absorção de impacto, mantendo o aparelho firme durante as movimentações da ginasta.
Na GR, os aparelhos são compreendidos como uma extensão do corpo e dos movimentos das ginastas. A modalidade consiste em apresentações no formato de dança com o uso de pequenos instrumentos e variados níveis de dificuldades.
Portanto, a pontuação durante a prova é avaliada pela manipulação dos implementos, que precisam estar sempre em movimento durante a série. A superfície para apresentação de solo na GR é de 13mx13m. Cada ginasta utiliza um dos 5 instrumentos, sendo eles: arco, bola, corda, fita e maças. Nas Olimpíadas, a competição de GR usa apenas 4 instrumentos. Além da prova de Solo, a Ginástica Rítmica pode ser disputada no Trampolim e Fosso.
Os Equipamentos disponibilizados pela RECOMA são Certificados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para utilização em Treinamentos e Competições Esportivas oficiais de todas as modalidades de GA e GR. Nossa equipe especializada possui 40 anos de experiência no fornecimento e instalação de produtos para Ginástica Olímpica.
Saiba mais sobre os nossos produtos e serviços em: https://www.recoma.com.br/
Declaração de Autoria:
RECOMA® (Copyright©) – Declaramos que todos os textos aqui publicados são de autoria própria e protegidos pela Lei do Direito Autoral nº 9.610/98.
Descubra os destaques da COB Expo 2024, incluindo as modalidades esportivas, inovações em infraestrutura e a famosa Quadra Poliesportiva Flutuante…
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 começaram e prometem ser os mais acessíveis e inclusivos da história. Entenda a importância desse…
Saiba como a RECOMA participará da Casa Brasil nas Olimpíadas e conheça os Pisos Esportivos de Paris que são comercializados…
A RECOMA está celebrando 45 anos. Conheça a trajetória da empresa, que é referência para o mercado em projetos de…
O Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, foi palco de um grande espetáculo no último final de semana (15 e…
A busca pela excelência no esporte brasileiro acaba de alcançar um novo patamar com a reinauguração da pista de atletismo…